Conteúdos

O que é a Tabela da Composição de Alimentos

A Tabela de Composição de Alimentos (TCA) é um documento de referência nacional criado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Esta informa sobre o teor de 42 componentes, entre os quais, o valor energético, os macronutrientes e os micronutrientes, em 1093 alimentos frequentemente consumidos em Portugal.

A utilidade da TCA para o nutricionista

Para um nutricionista, conhecer a composição nutricional e o valor energético dos alimentos é fundamental para promover hábitos alimentares saudáveis, com visa à prevenção da doença. 

A título de exemplo, esta informação é útil na:

  • Elaboração fichas técnicas destinadas a refeitórios e restaurantes;

  • Criação de planos alimentares individualizados;

  • Promoção de literacia alimentar, pela informação sobre a composição nutricional e energética dos alimentos, incentivando escolhas promotoras de saúde.

No entanto, é importante que as TCA sejam regularmente atualizadas, pois a quantidade e a qualidade dos nutrientes contidos nos alimentos, estão sujeitas a variações consoante a sazonalidade, estado de maturação e técnicas de processamento.

Como consultar a Tabela de Composição de Alimentos

A TCA portuguesa pode ser consultada sob 6 formas de pesquisa distintas. A primeira consiste em descarregar a TCA em formato excel. As restantes requerem a pesquisa online do alimento ou receita, através dos seguintes critérios: palavra-chave (nome do alimento), grupo, componente, nome por ordem alfabética.

Na minha opinião, o método mais rápido e eficaz é o do critério da palavra-chave, no qual basta inserir o nome do alimento ou receita que se procura.

Para concluir, espero que estas informações permitam esclarecer a utilidade da TCA para a profissão de nutricionista, e auxiliar a pesquisa de informação sobre os alimentos e as receitas típicos de Portugal.

Bibliografia consultada

Universidade

Contaminação do pescado por mercúrio

A exposição ao mercúrio representa uma preocupação mundial devido à sua capacidade para se acumular nos alimentos de origem marinha. Por este motivo, desenvolvi o trabalho de pesquisa “Contaminação do pescado por mercúrio”.

Ler mais