Sobre mim...
Olá! 🙂
O Saber que dá Gosto surgiu da vontade de partilhar conhecimentos e experiências enquanto aluna estagiária de Dietética e Nutrição, aliada ao gosto pela escrita e criatividade.
Todos temos uma relação com a alimentação e os (futuros) nutricionistas não são exceção. Durante a adolescência, o meu interesse pela nutrição servia de camuflagem às várias conotações negativas que atribuía à comida. Contudo, com o passar do tempo e acedendo a referências adequadas, fui percebendo a importância dos alimentos no nosso bem-estar e nas diversas dimensões da saúde (social, psicológica e física).
Descobri que a nutrição é a área onde quero desenvolver a minha atividade profissional. Com uma licenciatura em Biologia e mestrado em Biologia Humana e Ambiente, concluídos em Lisboa, fui “doida” o suficiente para ingressar na licenciatura de Dietética e Nutrição no Algarve.
Em suma, o propósito do Saber que dá Gosto é partilhar a minha jornada enquanto estudante universitária, e transmitir-vos informação fidedigna, para que juntos possamos construir uma relação prazerosa, consciente e informada com a alimentação.
Sê bem-vindo/a,
Catarina Sequeira 🙂
Contaminação do pescado por mercúrio
A exposição ao mercúrio representa uma preocupação mundial devido à sua capacidade para se acumular nos alimentos de origem marinha. Por este motivo, desenvolvi o trabalho de pesquisa “Contaminação do pescado por mercúrio”.
Redes sociais e hábitos alimentares
Nos últimos anos, as redes sociais têm induzido alterações no estilo de vida quotidiano, sobretudo na forma como os indivíduos interagem e comunicam entre si.
101 – Nutrição no Desporto Jovem
A nutrição desempenha um papel fundamental no desporto, dado que a ingestão alimentar é a única forma do atleta obter energia, nutrientes e fluidos.
Amamentação: recomendações nutricionais e alimentares
Durante a amamentação, é necessário ter em conta as necessidades energéticas e nutricionais maternas, com visa a assegurar um aporto energético e nutricional adequado ao lactente.