Saber que dá Gosto

Conteúdos

Importância do estado nutricional na primeira infância

Os alimentos são a principal fonte de nutrientes e energia do ser humano. Uma alimentação adequada, a partir da primeira infância, influencia positivamente o desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo e imunitário, contribuindo, na idade adulta, para uma maior qualidade de vida.

Influência do estado nutricional no desenvolvimento da criança: leite materno e diversificação alimentar

O potencial de crescimento da criança, determinado geneticamente, depende da quantidade e qualidade de alimentos adequados que são disponibilizados à criança e das relações que esta estabelece, inicialmente com a mãe e, mais tarde, com os outros.

O leite materno é um alimento completo e natural, que confere valor nutricional e imunológico ao lactente, sendo o único que satisfaz estes pressupostos. Para além disso, a amamentação é propícia à criação de uma relação profunda e íntima entre a mãe e o bebé.

O crescimento do bebé é acompanhado por uma alteração das necessidades nutricionais, sendo imprescindível diversificar a sua alimentação adotando um regime de maior consistência, capaz de fornecer outras fontes nutricionais, promover a aquisição de competências pelos estímulos sensoriais dos novos alimentos e, ainda, preparar para a integração do regime alimentar adulto. A partir deste momento, qualquer aprendizagem feita em prol de padrões alimentares desequilibrados, pode comprometer a saúde futura da criança e resultar num aumento do risco de doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e osteoporose.

Amamentação.

Estado nutricional infantil como determinante de saúde no adulto

Conclui-se que, desde os primeiros anos de vida, é essencial adotar uma alimentação diversificada e nutritiva, promotora de saúde e bem-estar, para que, a partir desta seja possível alcançar todo o potencial da criança, formando adultos ativos, saudáveis e felizes.

Alimentação infantil

Bibliografia consultada

Cabral A, Silva AC da. Nutrição Pediátrica: Princípios Básicos. Lisboa: ACSM. Clínica Universitária de Pediatria, Hospital de Santa Maria; 2005.